Traduzida do termo inglês Neurolinguistic Programming (NLP)

A sigla PNL significa Programação Neurolinguística. É uma atitude, metodologia e tecnologia que proporciona as pessoas a aprender a melhorar sua qualidade de vida.

É uma ferramenta de aprendizagem que ensina comunicar-se de forma mais assertiva interna e externamente. Podemos considerar:

P – Programação: Habilidade de organizar a comunicação e o sistema neurológico para conquistar objetivos específicos.
N – Neuro: Sistema nervoso por meio do qual a experiência é recebida, processada e concebida.
L – Linguística: Sistema de comunicação verbal e não verbal que representa a experiência e o significado.

Ou ainda, realizando uma correspondência com o mecanismo de interação de informações internas e externas:

Uma das definições mais tradicionais da PNL é traduzida pelo significado do ‘estudo da estrutura da experiência subjetiva’.

Ou seja, é o estudo dos padrões (programação) gerados pelo cérebro (neuro), pela linguagem (linguística) e a fisiologia.

Propõe um novo modelo para o processo de mudança a partir do conhecimento do funcionamento cerebral e sua interação com a mente, pensamentos, emoções e comportamentos. É um processo estruturado do ‘como’ e do ‘o que’ fazer para usar mais eficientemente o cérebro.

A PNL concentra seu foco na estrutura da experiência humana e não no conteúdo desta experiência. Assim, a PNL pode sistematizar o modo de como podemos dirigir as estruturas cerebrais e fisiológicas a fim de produzir os comportamentos e resultados que desejamos, para nós mesmos e muitas vezes, para os outros também.

É também o estudo de como a linguagem verbal, não verbal, interna e externa, afetam os nossos estados emocionais e, consequentemente, nossos comportamentos e ações.

Mais que um conjunto de modelos, ferramentas e técnicas específico o qual pode (e deve) ser aplicado nos mais diversos contextos, a PNL propõe uma abordagem humana que pressupõe uma atitude de humildade, curiosidade, empatia e respeito pelo que nós ainda não conhecemos a respeito do outro e de nós mesmos.